A ARTE DE BRINCAR

Essa semana comemoramos o Dia das Crianças, e eu não poderia deixar de falar da importância do BRINCAR.  É na brincadeira que a criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência. É  na brincadeira que se pode propor à criança desafios e questões que a façam refletir. A brincadeira permite também o desenvolvimento do autoconhecimento, elevando a autoestima, propiciando o desenvolvimento físico-motor, bem como o do raciocínio e o da inteligência.  O lúdico nos torna mais humanos!
Balões de vidro com LED
Na minha opinião, um dos grandes desafios do nosso tempo é tirar nossos filhos da permanência por horas à frente de brinquedos eletrônicos e oferecer também estímulos visuais, táteis e sonoros que abram seus interesses além das telinhas, e para isso temos que ser muito criativos.  Criar sempre um  espaço para que os quartos da garotada tragam desde cedo referências ao brincar, com cores e acesso fácil a leitura de livros infantis. Um universo criado só para eles, estimulando a imaginação.
Quarto com cama Montessoriana - Divulgação Pinterest

A música também pode ser um facilitador e aproveito esse espaço pra homenagear Sandra Peres e Paulo Tatit do PALAVRA CANTADA. Com músicas diferentes e letras inteligentes,  tocam o coração de adultos e crianças de todas as idades. Com letras isentas de pré-conceitos colaboram  na formação de crianças mais livres , onde a "Menina" pode se tornar famosa por jogar futebol, e onde não existem referências antigas de "Rosa" despedaçada ou de alguém "atirando o pau no gato".
Para mim o PALAVRA CANTADA tem um significado ainda maior. Fez parte da vida de minhas filhas num momento que estavam se abrindo para o mundo das artes e conviver com o grupo e com o Coral PALAVRA CANTADA sob a orientação do maestro Eduardo Boletti  durante muito tempo, certamente contribuiu para o que elas hoje aos 18 anos amam fazer: MÚSICA.
Ensaio Coral Palavra Cantada - 2015

 Tudo isso me faz pensar no quanto a nossa responsabilidade em apresentar Arte ( no sentido amplo da palavra) para as crianças, nos leva a formar adultos criativos, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade. A imaginação, a observação, e o controle gestual tem papel importante na educação. No processo de criação a criança libera a emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho.


Nos dias de hoje, onde se discute fechamento de museus, proibição de espetáculos e censura de obras me amedronto ao sequer imaginar, que pensam em nos tirar o direito de escolher o que apresentar aos nosso filhos. Ficar atento a isso nos torna pais mais responsáveis. Não podemos perder o direito de criticar, e só formaremos indivíduos críticos se apresentarmos possibilidades. Toda criança tem o direito de conviver com a ARTE, território livre por natureza!

 O Direito das Crianças - Ruth Rocha

Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos têm de respeitar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir…

Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.

Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.

Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!

Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.

Blog Decorar com Afeto

ANNESSO

Comentários

Postagens mais visitadas