OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades nessa luta. Este movimento começou nos Estados Unidos e todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Mobilizar as mulheres no mundo para o auto exame, sempre!
Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama).  A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente como uma forma importante e impactante para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

 O Brasil é mundialmente conhecido pelo Cristo redentor no RJ e sua imagem chama a atenção  quando se ilumina de rosa.

Outros símbolos no mundo e no Brasil nos tocam com essa mensagem através da cor rosa que significa romantismo, ternura, ingenuidade e está culturalmente associada ao universo feminino. Aliás, outras características como beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza manifestadas pela cor rosa, geralmente, são também atribuídas às mulheres.

Eu e certamente milhões de mulheres no mundo hoje, questionamos essa associação porque sabemos que o universo feminino nunca foi frágil ou "cor de rosa" e que podemos deixar de associar a cor rosa a mulheres e consequentemente azul aos homens, com o cuidado inclusive de não formar as crianças hoje com esse conceito muito limitador, e que pode também levar a posições preconceituosas e deturpadas na discussão de "gêneros".
Mas, voltando ao assunto pertinente ao nosso blog, por incrível que possa parecer a cor campeã no ranking de tons de 2017, é o rosa que  está super presente na moda, na decoração e no design. E possivelmente um dos fatores que impulsionou sua chegada aos holofotes foi justamente a quebra de padrões de gênero. Aos poucos, e com o passar dos anos, o rosa deixa de ser “coisa de menina” e passa a ser usado sem parcimônia na vida e na arte.
Como eu adoro cinema lembro de um grande e não tão recente exemplo do filme, O Grande Hotel Budapeste (2013), de Wes Anderson, que naquele ano já parecia prever o sucesso da cor.
Foto Divulgação
Na decoração, passou a ser explorado em itens como poltronas, ou usado no ambiente inteiro. Eu como adoro cores, o rosa faz arte da minha vida desde sempre e posso abusar do rosa em qualquer lugar, sempre misturado a outras cores.
Pinterest

Nas passarelas, o rosa dominou por inteiro looks femininos e finalmente os masculinos. Amo homens vestido com peças rosas!

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Modismos a parte, vamos usar e abusar de cores sempre! Lembrando também que a primavera nos faz lembrar disso em cada canto e o verão que logo chegará nos colocará num mundo iluminado e colorido! 

Enfim, que o Outubro Rosa se perpetue todos os dias nos lembrando que temos que nos cuidar,  nos deixando sempre mais fortes, e nos empoderando para usarmos tudo que temos vontade, e que nossa liberdade nos dê o direito de  amar também o rosa...
Grafite Pamela Castro


 Decorar com Afeto






Comentários

Postagens mais visitadas