Redes de dormir, ou melhor sonhar.


"Durante séculos, milhões de brasileiros nasceram, viveram, amaram e morreram em cima dela. No sertão, ela envolvia os mortos conduzidos ao cemitério. Cantada por poetas, chamada carinhosamente de “mãe veia”, mãe velha, pelos mais antigos, a rede de dormir atravessou os tempos sem que ninguém lhe dedicasse pesquisa, estudo ou análise." (Rede De Dormir: Uma Pesquisa Etnográfica (Luís Da Câmara Cascudo).

rede de dormir é um utensílio de origem indígena, que parece ser originária da área amazônica e considera-se que ela surgiu com as culturas típicas da floresta tropical, por volta de 2500 a.C. e há alguns registros de seu uso para transporte de nobres nessa época.

Aqui no Brasil, em maior número nas regiões Norte e Nordeste ela é usada desde sempre, seja por acomodar bem o corpo e normalmente em tecidos de algodão, nos dias e noites quentes e de custo mais baixo, substituindo as camas e colchões que conhecemos. Além disso, sem ocupar muito espaço, ainda é usada em embarcações que atravessam os grandes rios da região Norte do Brasil, em longas viagens.


Eu, especialmente amo dormir em redes, tenho inúmeras lembranças de férias em família onde eu deixava o quarto, para dormir no fresquinho da varanda, na rede. O balanço, o aconchego, e o frescor de noites de verão me trazem essa memória afetiva e a paixão por redes fica absolutamente justificada.


Quando busco uma pousada ou airbnb para um final de semana ou férias, espero encontrar sempre uma bela rede na varanda, prioridade para relaxar, ler um bom livro , ou somente curtir o seu balanço e o silêncio.

Os diversos usos continuam os mesmos, ao longo do tempo, mas as redes mudaram  e as composições de cores e tramas enchem de luz e modernidade qualquer ambiente. As redes deixaram inclusive de ocupar o espaço de varandas de fazendas, sítios e praias e hoje fazem parte da decoração de modernas casas e apartamentos ocupando soberbamente salas, pequenas ou amplas, quartos, salas de leitura e varandas.

Empresas também já aderiram ao balanço e acreditam nas redes para baixar o stress de seus colaboradores durante o período de trabalho e são disputadas na hora de relaxar em seus espaços de convivência. 


Ouvir uma boa música, ou ler um livro são combinações perfeitas para uma rede, seja ela produzida num tear manual ou elétrico. Basta prestar atenção a sua origem, porque existem diversas empresas familiares, associações de trabalhadores e muitas comunidades de cidades do norte e nordeste do Brasil, tradicionais na produção de uma peça tão importante na vida e economia de nosso Brasil.












Comentários

Postagens mais visitadas