ARES DE ORIENTE

Nossa casa é nosso refúgio, sempre! É pra ela que voltamos ao final do dia, na maioria das vezes cansados depois de um dia de trabalho, estressados com o trânsito, loucos para abrir aquela porta que nos levará para um ambiente seguro e tranquilo. Cada pessoa tem o seu ritual ao chegar em casa, eu tiro os sapatos ( hábito que sempre tive pelo conforto e sensação de liberdade, mas confesso que hoje em dia também penso na higiene e na energia que levamos da rua para casa).  
Sabedoria oriental, entre tantas outras que conhecemos e podemos trazer para nosso dia a dia. Aliás o ORIENTE nos presenteia com  hábitos e costumes que cada vez mais são observados em ambientes onde buscamos tranquilidade. O estilo ZEN na decoração sempre vai usar e abusar de luz suave, muito verde e cores mais neutras. Além de uso da imagem do BUDA para trazer a sensação de conforto e relaxamento.
Escolher um objeto Oriental não significa que você vai transformar sua sala num hall de "spa holístico" ou muito menos num mosteiro. A imagem do BUDA por exemplo, independente de nossa crença está associada a compaixão, à paz e a felicidade. E esse objeto pode estar na mesa de centro ou num lindo aparador de sua sala emprestando ao ambiente tranquilidade, mistério e cultura. O mais importante é combinar com seu estilo e com a sua decoração, seja pelo material, cor ou tamanho da peça.
Claro que se você quiser, ele pode estar naquele cantinho onde você relaxa, pratica yoga ou meditação. O importante é que o ambiente traga boas energias.
 Quando o budismo foi levado à China, as imagens do BUDA foram adaptadas. O Buda Maitreya, que era magro, tornou-se a famosa imagem gorda e sorridente, o BUDA FELIZ muito conhecido no ocidente como símbolo da fortuna e prosperidade. Dizem, que baseado na vida de um monge real, que distribuía doces às crianças e sorria muito, para todos que se aproximavam.
 O uso do JAPAMALA também pode complementar esse ambiente. Japamala é uma junção de duas expressões: os sânscritos “Japa”, que significa “sussurrar” ou “murmurar” e “Mala”, que significa “cordão de contas”. Pode-se assim dizer, que Japamala é um cordão de contas usado para orações, que geralmente fazemos em sussurros. Os Yogis explicam que o cordão se trata de duas correntes, sendo uma espiritual e outra material. O Japa, que é o seu sussurro, seu mantra ou oração e o Mala, que é o cordão, que você pode tocar e dar ainda mais força para seus desejos.

O comum é que o Japamala tenha 108 contas. Essa quantidade é padrão, mesmo que hajam modelos com divisões. Para os Yogis hindus, 108 é o número essencial para se repetir um mantra a cada prática espiritual. Quando você completa essas mentalizações, alcança um estágio superior na sua consciência. Ela transcende a matéria e chega ao transe.


E já que nossa viagem é pelo Oriente, não podemos esquecer dos ELEFANTES idolatrados na Índia, como símbolo de sorte, trazendo prosperidade e riqueza. E por que não acreditar que coloca-lo de costas para a porta, como se estivesse entrando em casa, ele trará proteção e energia positiva?



E finalmente, não podemos esquecer das MANDALAS , que em sânscrito significa CÍRCULOS, mas tem outros significados como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente Mandala é o símbolo da integração e da harmonia. Mais uma razão para pensar em colocar esse símbolo em nosso cantinho de bem estar, não é mesmo?




Namastê! Que a gente possa sempre, estar de bem com a vida!

Decorar com Afeto

ANNESSO


Comentários

Postagens mais visitadas