Encantos do sertão

Começo nosso papo com essa música, porque quando a ouvi essa semana não pude deixar de pensar nos pássaros que trouxemos da Serra Encantada, da cidade de Santa Brígida, na Bahia. Hoje, eles voam aqui em São Paulo em meio ao cinza, trazendo mais cor e beleza pra nossa loja. Mas, eles nascem numa região de Caatinga, num local de uma beleza de tirar o fôlego.
A Caatinga surpreende com suas paisagens, grande variedade de fauna, flora, recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural. Apesar, dos inúmeros desafios, as pessoas da região têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa.




Essa é uma realidade que pode ser demonstrada pelo crescimento e sustentabilidade de empreendimentos que hoje atuam no mercado interno e externo, largando o estigma da pobreza para se tornarem comunidades saudáveis, tendo como diferencial de mercado a relação respeitosa com a natureza e com o conhecimento tradicional, transformando recursos naturais em peças encantadoras como essas.


Foto divulgação


No povoado onde são executadas as peças vivem praticamente todos de uma mesma família, que foi crescendo e se multiplicando. E tudo começou pela falta de emprego do José Valdo que retornando a sua cidade, uniu seu talento para a arte em madeira com a necessidade de sobrevivência, criando peças para vender, empregando no trabalho, de forma sustentável, os troncos caídos de umburana e os corantes naturais.
Foto divulgação


Hoje seus pássaros voam alto. Com ajuda da família, ele produz por mês até 300 aves que são levadas para lojas de todo o Brasil e do exterior. Conseguimos trazer um pouquinho desse encanto para cá e nosso objetivo também é cada vez mais sair em busca de objetos artesanais. E sabe por quê? Eles nos encantam, eles trazem a história de cada artesão, tem significado.

Foto divulgação

Como definimos Artesanato?

"Essencialmente próprio do trabalho manual, o artesanato é o ofício exercido pelo artesão (artesão + ato). Define-se em toda atividade produtiva que resulte em objetos e artefatos acabados, com a utilização de meios tradicionais ou rudimentares. Conta com a produção de pequenas séries com regularidade, produtos semelhantes, porém diferenciados entre si. Fruto de uma necessidade.



O objeto artesanal é definido por uma dupla condição: primeiro, o fato de seu processo de produção ser essencialmente manual; segundo, a liberdade do artesão para definir o ritmo da produção, a matéria-prima e a tecnologia que irá empregar, a forma que pretende dar ao objeto, produto de sua criação, de seu saber, de sua cultura."


Fonte:
Artesanato de tradição: cinco pontos em discussão, de Ricardo Lima. Este artigo faz parte da publicação Caderno ArteSol 1 “Olhares Itinerantes – reflexões sobre artesanato e consumo de tradição” (2003).

ANNESSO

Comentários

Postagens mais visitadas